Moradia B
A recuperação e ampliação de uma moradia no centro de Benguela tratou-se de um desafio de conjugação de uma construção dos anos 40/50, com a necessidade de novos quartos para a família. Com efeito, pretendia-se a criação de um anexo que permitisse 4 suites, uma nova cozinha e uma zona de estar ampla, que permitisse o convívio e que renovasse a moradia.
Propôs-se, na casa existente, a renovação interior e a transformação de dois dos quartos em suites. Ainda, uma zona de jantar ampla e uma zona de serviço e cozinha funcionais. Utilizando uma varanda exterior actual, permitia-se o percurso para o novo anexo, onde uma grande zona de estar envidraçada anunciava a escada, que levaria ao piso superior, com duas suites e dois quartos.
Com a intenção de assentuar o contraste entre o existente e o novo, propõe-se a recuperação da cor da moradia na sua construção, e um anexo que se dissipasse nos tons "amarelos" de Benguela, utilizando para proteção solar e segurança do interior painéis deslizantes de alúminio, como marca do novo elemento.
Benguela-Angola
Estudo Preliminar
Novembro 2015