últimos projectos
Casa da Mumba
Mumba, Huíla-Angola
Julho 2019
Num lugar de sonho, difícil acompanhar a natureza.. perdem-se os dias, as horas, o tempo. Longe da civilização, a procura do simples aparece em cada gesto, e o projecto acontece. África tem destas coisas: primeiro estranha-se, depois entranha-se. E ama-se desde o primeiro momento, na imensidão da paisagem, na sensação de grandeza de mundo e pequenez do nosso tamanho nele.
Difícil acompanhar a natureza, quando tudo é infinitamente bonito: o pequeno cágado que encontramos no jardim, o crocodilo que nos vigia ao longe, o insecto que é atraído pela luz, o morcego que quer entrar na cobertura, ou mesmo o macaco que vem roubar comida. Difícil acompanhar a natureza...
Difícil também acompanhar os antigos, que deixaram no lugar vestígios de um "germânico suave" com mais de 100 anos, que se pretende preservar e que em tudo é perfeito. Mas o tempo deixa marcas e é mais difícil ainda acompanhar a história dos antigos e ser-lhes parceira: não é só "não mexer e deixar assim", porque as coisas tem um tempo e o tempo de hoje é outro. mas ser coerente, sem tábua rasa e com contínuo.
Palácio do Governo Provincial da Huíla
Lubango, Huíla-Angola
Janeiro 2019
A remodelação de um palácio antigo é um desafio enorme, que abraçamos desde o seu início.
A memória do passado era muito viva, tentamos homenageá-la e ao mesmo tempo, refrescá-la, como se de cara lavada se apresentasse de novo à cidade. Sala de estar, exemplo de uma comunidade, imagem de um princípio, Casa Civil quando tal se proporciona, tudo se resume a uma honra, um dever!
Trabalhada dia e noite, pensando homenagear uma província e uma gente do lugar, desde o mais pequeno detalhe do guardanapo à reabilitação de verdadeiras obras de arte escondidas e esquecidas nas suas paredes, Angola renasceu um pouco, naquele pedaço de terra e paredes, para melhor servir o povo tão seu, tão especialmente seu.
Uma honra, e para sempre, a "nossa senhora" antiga.