últimos projectos

Casa da Mumba
Mumba, Huíla-Angola

Julho 2019

Num lugar de sonho, difícil acompanhar a natureza.. perdem-se os dias, as horas, o tempo. Longe da civilização, a procura do simples aparece em cada gesto, e o projecto acontece. África tem destas coisas: primeiro estranha-se, depois entranha-se. E ama-se desde o primeiro momento, na imensidão da paisagem, na sensação de grandeza de mundo e pequenez do nosso tamanho nele. 

 

Difícil acompanhar a natureza, quando tudo é infinitamente bonito: o pequeno cágado que encontramos no jardim, o crocodilo que nos vigia ao longe, o insecto que é atraído pela luz, o morcego que quer entrar na cobertura, ou mesmo o macaco que vem roubar comida. Difícil acompanhar a natureza...

 

Difícil também acompanhar os antigos, que deixaram no lugar vestígios de um "germânico suave" com mais de 100 anos, que se pretende preservar e que em tudo é perfeito. Mas o tempo deixa marcas e é mais difícil ainda acompanhar a história dos antigos e ser-lhes parceira: não é só "não mexer e deixar assim", porque as coisas tem um tempo e o tempo de hoje é outro. mas ser coerente, sem tábua rasa e com contínuo.

Palácio do Governo Provincial da Huíla
Lubango, Huíla-Angola

Janeiro 2019

A remodelação de um palácio antigo é um desafio enorme, que abraçamos desde o seu início.

 

A memória do passado era muito viva, tentamos homenageá-la e ao mesmo tempo, refrescá-la, como se de cara lavada se apresentasse de novo à cidade. Sala de estar, exemplo de uma comunidade, imagem de um princípio, Casa Civil quando tal se proporciona, tudo se resume a uma honra, um dever! 

Trabalhada dia e noite, pensando homenagear uma província e uma gente do lugar, desde o mais pequeno detalhe do guardanapo à reabilitação de verdadeiras obras de arte escondidas e esquecidas nas suas paredes, Angola renasceu um pouco, naquele pedaço de terra e paredes, para melhor servir o povo tão seu, tão especialmente seu.

Uma honra, e para sempre, a "nossa senhora" antiga.

info@analiveiramagalhaes.com

(+351) 913 803 215

(+244) 943 426 911

Cascais | Portugal

Luanda | Angola

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Pinterest