Centro Escolar Ensino Básico
Considera-se modelo algo capaz de ser repetido ou imitado exemplarmente sem perder a sua identidade, e com a capacidade de se inserir e adaptar em harmonia a qualquer lugar possível.
Como referencia para a educação e o civismo da comunidade, a escola deve integrar-se na cultura da envolvente em que irá ser inserida, e espelhar os seus utentes.
Como tal, procuraram-se referências nas tradições locais, na imagem da terra, na forma como as aglomerações são criadas e no conjunto construído que é feito.
Seguindo o programa de escolas básicas (creche e jardim de infância, com ATL) determinado pela legislação em vigor, propõe-se um edifício modular, onde a conjugação dos volumes faz a divisão dos espaços em necessidades programáticas, por áreas interiores naturalmente ventiladas, com ensombramento garantido, desenhadas para a utilização da escala humana da criança.
As coberturas em painel sandwich formam jogos e ritmos que brilham com o sol, consoante a sua incidência, possibilitando a integração urbana num conjunto edificado já existente.
Angola
Estudo Preliminar
Setembro 2012